NoSQL

Nos últimos anos a utilização de bancos de dados do tipo NoSQL teve um enorme salto, diversas aplicações mobile realizaram a migração de seus bancos SQL para os NoSQL e relataram diversas melhorias, entre elas uma maior escalabilidade. Já faz um bom tempo que venho querendo escrever sobre o Couchbase Lite, realizei alguns testes durante meses, então fique a vontade para comentar suas dúvidas, criticas ou sugestões.

O que é o Couchbase Lite ?

Couchbase Lite é um banco de dados NoSQL orientado a documentos, de formato leve e com uma engine sincronizável pronta para ser embutida em aplicações mobile.

Recursos

Baseado em JSON (JSON-based): Cada documento é um objeto JSON, isso permite estruturar seus dados de uma forma natural para o seu aplicativo, sem ter que lidar com normalizações complexas de dados.

Sem Esquema (Schemaless): Isso significa que você não precisa definir uma estrutura rígida para seu banco de dados, pois caso mais tarde seja necessária uma atualização em sua estrutura você não precisará de migrações complexas. No modelo sem esquema cada documento pode ter uma estrutura diferente do outro, e um mecanismo de consulta MapReduce sofisticado permite executar consultas eficientes, mesmo em grandes conjuntos de dados.

APIs nativas: O Couchbase Lite fornece APIs nativas e orientadas a objetos para os dispositivos Android e IOs que são integradas ao framework do aplicativo. Essas APIs podem mapear os documentos do banco de dados para seu modelo de objetos nativo, deixar você trabalhar diretamente com estruturas JSON ou ambos.

Replicação: Suporta a replicação com servidores compatíveis. Isto dá a seu aplicativo recursos de sincronização best-of-breed. Não só os dados dos usuários podem permanecer sincronizados em vários dispositivos, mas os dados de vários usuários podem ser sincronizados juntos.

Replicação ponto-a-ponto (peer-to-peer): Ao adicionar um componente extra de escuta HTTP seu aplicativo pode aceitar conexões de outros dispositivos que executam Couchbase Lite e trocar dados com eles.

Acesso off-line de dados: Suporta acesso de baixa latência e off-line aos dados. Isso significa que o aplicativo continua a responder se estiver em uma rede Wi-Fi, uma rede celular lenta, ou até mesmo off-line. E o usuário ainda pode modificar os dados enquanto estiver off-line, e eles irão ser sincronizados com o servidor o mais rápido possível.

Por que utilizar?

As empresas estão criando soluções móveis para proporcionar a seus clientes melhores experiências e operar seus negócios de forma mais eficiente. Os consumidores de hoje dependem de aplicativos móveis para organizar suas vidas, eles querem manter seus dados sincronizados entre vários dispositivos e várias pessoas.

Mãos a obra

Nos próximos artigos estarei mostrando exemplos de aplicações praticas utilizando o Couchbase Lite ;)

Fonte: http://docs.couchbase.com/couchbase-lite/cbl-concepts/